Para parafusos pequenos.
Antes de começar deve estudar se a peça onde está o parafuso partido é uma peça de construção cara se é deve proceder à sua recuperação com o seguinte método:
O primeiro que à fazer é marcar uma linha perpendicular passando pelo centro do parafuso partido, este deve ficar bem centrado pois pode vir a servir de referência posteriormente,e bem marcado.
Em seguida com um buril ou punção de bico vai-se num lado do parafuso marcar um ponto e a partir desse ponto com esse mesmo buril ou punção de bico com a ajuda de um martelo pequeno vai martelar com paciência e devagar de maneira a fazer o parafuso partido começar a rodar e assim começar a sair.
Se não sair deve fazer a mesma operação do lado contrário ao ponto que está a martelar alternando a mesma operação as vezes necessárias até conseguir desapertar o parafuso e assim recuperar o furo.
Se esta operação não resultar deverá fazer o seguinte,limar o excedente do parafuso se é que tem excedente,e utilizando a perpendicular existente, repassando as duas linhas o cruzamento das linhas vai dar o centro do parafuso ,marcar com o punção de bico.
Entretanto deve verificar a profundidade do furo noutro furo que possa existir na peça,ou então por desenho.
Seguidamente vai proceder fazer a furação.
Explo: se é um parafuso de 6 mm vai furar a 5 mm,e depois com muito cuidado vai abrir rosca de novo.
Como ao furar vão ficar os filetes da rosca antiga dentro da rosca deve ter o máximo cuidado ao roscar de novo pois pode partir o macho.
Em um caso extremo e se o macho se partiu, deverá levar a peça que tem o macho partido a uma maquina de eletroerosão para assim se poder recuperar.
Até à próxima,cumprimentos MÁRIO.
Sem comentários:
Enviar um comentário