Tanto nos parafusos pequenos como nos grandes se não se conseguir recuperar os furos com os métodos aqui indicados proceda da seguinte forma:,marcamos uma perpendicular que fique bem visível.
Vamos fazer um furo 5 ou 6 vezes maior que o parafuso existente,num furo de 5 mm vamos fazer um furo para um parafuso de 12 mm, portanto furar a 10.5 mm e fazer com uma broca de escarear um pequeno escareado que irá servir mais tarde.
Depois de se furar a 10.5 mm vai se abrir a rosca de 12 mm.
Com um parafuso de 12 mm bastante mais comprido do que a profundidade do furo,e de maneira a ficar de fora o suficiente para se poder cortar posteriormente, vai se enroscar e apertar bastante bem o dito parafuso.
Seguidamente corta-se o parafuso com uma rebarbadora pequena com um um disco de cortar e com a ajuda de um martelo martelo vamos embutir o material excedente do parafuso cortado de maneira a que o escareado fique completamente tapado, usando a mesma rebarbadora pequena com disco de rebarbar vamos desbastar o excedente do parafuso de maneira a ficar igual à superfície da peça onde está o furo
tendo em conta não eliminar a linha perpendicular existente.
Repassando a perpendicular vamos marcar o centro da peça a ser furada ,com um punção de bico.
.Depois é só abrir o furo correspondente e passar o macho,fica assim recuperado o furo.
Caros amigos se tiverem alguma questão ou duvida,não duvidem de pergunta pois se estiver ao alcance
dos meus conhecimentos estarei ao vosso inteiro dispor.
Sem outro assunto de momento despeço-me cordialmente, MÁRIO SILVA.
Sem comentários:
Enviar um comentário