quinta-feira, 24 de abril de 2014

Compressores

   Vamos tratar de um vasto tema os compressores.
   Começamos por dizer o que é um compressor.
   O compressor é um equipamento ou maquina elétro-mecânico que por sua constituição capta o ar da atmosfera, comprime-lo e armazena-lo em alta pressão.
      
   
   Compressor profissional de pistões dos mais usados,por ser de muito simples manejo.
  A sua construção é bem simples e não requer de muitos cuidados,a não ser os cuidados básicos.
   Verificar se o motor trabalha em boas condições,ver a correia de transmissão,o nível do óleo, manter o compressor limpo,verificação do pressostato , manómetro e provar a válvula de segurança,  


   Existe um sem número de compressores.mas vamos tocar o tema dos mais usuais, que são os seguintes.
   Compressor de pistões.
   Compressor de palhetas
   Compressores de rotores lobulares.
   Compressores de parafuso.
   Turbo compresor.
   Há muitos mais mas o certo é que levaríamos uma semana a falar sobre eles.
   Segue foto de compressor de três cabeças e de pistões.





 Onde se pode ver no corte os pistões, as bielas
o filtro do ar, a cambota , as válvulas, o carter, o tubo de arrefecimento, a polia, etc,.






  
                                                                                   Qualquer compressor deve ser instalado num local bem arejado,sem pós,com temperatura máxima ambiente de 40 a 45 º centígrados, e a pelo menos 1,5 metros das paredes
   O piso deve ser bem nivelado e o compressor bem nivelado também.
   A manutenção dos compressores deve ser levada à risca pelas instruções dadas pelos fabricantes, que são indicadas nos manuais.
   As avarias dos compressores são motivadas quase sempre pela falta de manutenção, a não ser algum defeito de fabrico ,e esse está assegurado pela garantia dada pelos fabricantes.
   A manutenção consta de verificar os principais elementos que constituem os compressores.
   Ela pode ser Preventiva ou Correctiva.
   Preventiva tal como a palavra diz é para prever algo que possa acontecer ao compressor e são uma serie de procedimentos que vou deixar aqui mencionados.
   1 - Verificar o nível do óleo no cárter.
   2 - Verificar os filtros ou filtro de ar.
   3 - Verificar alinhamento das polias, e vibrações.
   4 -      "        ruídos estranhos no compressor e motor.
   5 -      "        condições das correias.
   6 -Fugas de óleo.
   7 - Condições da válvula ou válvulas de segurança.
   8 - Verificar manómetro de pressão.
   9 - Verificar se existe excesso de temperatura nas cabeças e no cárter.
   10 - Purgar o depósito.
   11 - Manter condições de limpeza.
   12 - Verificar pressiostato se esta em boas condições de trabalho.
   13 - Verificar quadro eléctrico.
   14 - Verificar aperto de todos os parafusos.
 
 
   Estes são os principais pontos que se deve ter presente quando se vá fazer manutenção preventiva.
   Manutenção correctiva está mesmo a dizer corrigir o que estiver mal.
   Começamos pelo ponto 1 nível de óleo do cárter.se o nível do óleo está baixo,verificou-se no visor ou com a vareta.
   Se falta óleo vamos por a nível tendo em conta as instruções no manual do compressor quanto à qualidade do óleo a usar.
   Vamos retirar o bujon do cárter pelo qual vamos introduzir o óleo,mas antes vamos verificar se no fundo do cárter existe alguma sujidade,podemos usar um bocado de arame com um pouco de trapo bem agarrado para não se soltar dentro do cárter,NÂO ESTOPA e vamos introduzir pelo buraco onde estava o bujon até este tocar no fundo do cárter,retiramos e verificamos se existe sujidade.
   Se existe, verificamos que tipo de sujidade é.se esta é do tipo alumínio temos um problema grave,se for como da cor carvão, mas não muito é normal, se  não houver sujidade completamos o óleo que falta,    colocamos o bujon e apertamos.
   Por precaução vamos anotar o dia em que se completou o nível do óleo e uma semana depois verificamos como se encontra o mesmo nível ,se se manteve mais ou menos não há problema,se baixou um pouco nessa semana então temos problema.
   Esses problemas serão resolvidos quando da manutenção correctiva.
   Ponto 2  filtro ou filtros de ar.
   É uma das peças importantes do compressor pois dela depende a boa limpeza do ar que vai ser comprimido.
   Os filtro não têm muito de manutenção,se está sujo limpa-se,da seguinte maneira .
   Com uma mangueira de ar com pouca pressão, vamos colocar a mangueira pela parte de dentro do filtro e limpamos no sentido de dentro para fora e de cima para baixo a todo o diâmetro do filtro, nunca de fora para dentro.
   Se verificar que está demasiado sujo e com muito tempo de uso vai substituir por um novo.
   A duração do filtro depende muito do ambiente onde estiver colocado o compressor,mas geralmente o fabricante tem bem explicito no catálogo.
   Seguem fotos de filtros silenciadores.





   Vários tipos de filtros silenciadores.






   Continuamos com o ponto 3 alinhamento das polias e vibrações.
   O alinhamento das polias é de suma importância para a vida útil das correias e desgaste  das mesmas.
   Causa também esforço desnecessário o qual vai produzir aquecimento tanto no compressor como no motor.
   Segue foto de tipos de alinhamentos.
                                                                                                                        




 Método da régua A e B  e C e D
   método do cordel. 






  Alinhamento por laser com emissor e receptor.







   Outro tipo de alinhamento a laser.








   As vibrações geralmente são causadas por desalinhamento das polias,polias mal balanceadas, rolamentos em más condições ou ainda parafusos desapertados tanto no compressor como no motor.

   Seguimos com o ponto 4 ruídos no compressor e no motor.
   Primeiro pode ser dos rolamentos e para verificação usa-se o estetoscópio parecido ao dos médicos,se não existir um  pode-se usar um tubo fino ou um bocado de varão que vai ser colocado da seguinte maneira.
   Com o dedo polegar como a tapar o tubo ou o varão, coloca-se a nó do dedo no ouvido e escuta-se se existe ruído ou não.






   Estetoscópio







   O ruído pode ser proveniente da cambota/biela,este é produzido quando existe muita folga entre a cambota e o casquilho da biela, também é conhecido como golpe de biela.
   Quando isto acontece à que reparar.
   Outro motivo de ruído pode ser proveniente das válvulas nas cabeças do compressor, devido a desgaste,
 placas de válvulas partida ou ainda tampas das válvulas desapertadas.
   
                                                                                           
                                                                                                           

   Biela de compressor donde se vê o casquilho,
parte mais clara.





                                                                             




   Casquilho para bielas.












 Válvulas de placa para compressores,vários tipos.











    Anéis ou laminas para placas de válvulas vários modelos.


























   Em cima vista em corte de cabeça de compressor de pistões,nomes de elementos.





 Vista em corte de compressor de válvulas de palhetas, onde se vê o virabrequim ou cambota,pistões,bielas,placas de válvulas,cabezote ou cabeça, rolamentos e polia.








    Agora passamos ao ponto 5 as correias trapezoidais e elementos que são as mais usuais nestes tipos de compressores.
   As correias devem estar sempre em boas condições, pois delas depende o funcionamento do compressor.
   Aspecto das correias trapezoidais.





   Correia trapezoidal sem ser usada.










   Secção e tamanho de correias trapezoidais em mm e em polegadas.












   Correias trapezoidais dentadas.










   Correia para variadores de velocidade ou também chamada correia de tempo.









   Polia variável para a correia acima demonstrada, dentada ou de tempo.
   Polia de molas aspirais com abertura para os dois lados.












   Polia variável de laminas com abertura para os dois lados, para correias trpezoidais.











   Polia variável com abertura para um só lado.
   Para correias trapezoidais.














   Correia plana ou sem fim.













   Este tipo de correia em V pode-se montar com o comprimento que se necessite.











   Correia em téflon para a industria de embalagens onde se necessite o contacto com calor.
   Como poderão verificar esta correia tem ilhoses para permitir o seu accionamento.








   Correia emendável de poliúretano com corrugado
é um produto novo,para o empate são sobmetidas a um processo de vulcanização.












Ferramenta tensionadora de correias electrónica.












 Várias polias de casquilho cónico,elas são fixadas ao eixo por aperto dos prisioneiros 3 existentes.
   Conforme se vão apertando os prisioneiros, o casquilho faz pressão sobre o veio, isto devido à ranhura existente no casquilho que obriga o casquilho a fechar e portanto a fazer pressão sobre o veio, como o casquilho é cónico aperta também a polia.









   Sistema tensor regulável para polias.













   Curiosidade variador de velocidade por cones.









   Seguimos com o ponto 6 fugas de óleo.
   O motivo de fugas de óleo podem ser vários e de várias origens , uma delas pode ser tampas do cárter mal apertadas, juntas das tampas vencidas,bujon do cárter mal apertado,estoperas vencidas, anéis dos pistões partidos, ou junta do cabeçote vencida.
  Todas estas situações têm que ser eliminadas de imediato,fazendo uma manutenção correctiva.

   Continuamos com o ponto 7 que são as válvulas.
   Umas das peças dos compressores mais importantes e que se deve ter a maior atenção,pois delas depende o haver ou não ar comprimido.
   Dependendo do uso, falo em horas trabalhadas,do ambiente, e do óleo,elas podem ou não comprimir o ar e armazena-lo.
   Logo quando se nota que a pressão no deposito é muito lenta a ser atingida, podem ser as válvulas que não estejam em boas condições,devido a carvão nas mesmas ou desgaste nos componentes.
   Tal como já referi anteriormente no ponto 4  não só produzem barulho mas também perda depressão.





   Vários tipos de laminas ou anéis para placas de válvulas,estas podem partir-se ou ficarem com demasiado carvão e não cumprem a função que tinham que cumprir.



   Placas de válvulas com desgaste depois de 14 meses de trabalho.
   As partes mais escuras são as saliências causadas pelo desgaste.









   Placa de compressor de laminas rectangulares.
   Estas placas por vezes, as laminas partem-se e deixam de trabalhar como deve ser.
   Também como tempo de trabalho criam um calo no sitio das laminas e por essa razão o compressor deixa de comprimir,e  trabalha continuamente.
   O trabalhar continuamente é um alerta de que o compressor não está em condições.
   Tem que se desmontar o cabeçote, desmontar a placa ou placas,se é um compressor de duas cabeças,retirar as laminas e rectificar as placas até que os calos ou sulcos esteja eliminados.
   É conveniente que quando se faça esta rectificação se coloquem laminas novas.


   Continuamos com o ponto 8 manómetros.
   São instrumentos que servem para medir a intensidade de pressão do ar comprimido,óleo,agua,vapor e fluídos em geral.
   Existem um sem numero de modelos de manómetros,há os com glicerina que servem para ambientes muito severos,os de tubo de Bourdon  etc,,etc,.
   Seguem fotos de alguns dos manómetros existentes.





   Manómetro com leitura em Kgs por cm2.

















   Manómetro com leitura em bar.














   Manómetro com leitura em Kg/cm2  e psi.
   psi = libras por polegada quadrada.





   Manómetro para medir em MPa,bar e psi.
   MPa significa megapascal  = a 1 bar
   1 bar = a 100.000 pascal












   Manómetro digital,trabalha com pilha, a pilha é de longa duração.





   Esquema de um manómetro de Bourdon.
   Aparte que se vê em azul é o tubo que faz mover todo o sistema interno do manómetro,chama-se de Boudon por ter sido um senhor Francês que o inventou.














   Comprovador ou calibrador de manómetros manual  Nas grandes empresas,como refinarias ou petroquímicas este aparelho é levado ao sítio a calibra-se o manómetro mesmo no lugar.







   Comprovador ou calibrador de manómetros de laboratório.










   Uma prova que se pode fazer para ver se o manómetro está bom é a seguinte.
   Fechar a válvula de ar que antecede o manómetro e retiramos o manómetro.
 A seguir buscamos uma linha de ar controlada, ou seja uma linha de ar que tenha um regulador de pressão o qual vamos regular a 2 bar.
   Com o ar regulado a 2 bar vamos introduzir com a pistola,ou simplesmente com a mangueira, o ar no manómetro,e este tem que marcar 2 bar, ou menos porque ao colocar a pistola ou a  mangueira esta tem uma pequena perda de pressão.
   Em seguida retiramos a pistola de ar ou a mangueira e vamos verificar se o manómetro voltou à posição de 0 bar.
   Fazemos esta operação duas ou três vezes para melhor se certificar,se marca sempre a mesma pressão e volta a 0 bar então o manómetro está em condições.
   Mas atenção esta é uma prova pouco confiável a verdadeira faz-se com o comprovador/calibrador igual aos das figuras encima.
   Esta operação também se chama de aferir o manómetro.
    Bem hoje não me vou alargar mais para não aborrecer os amigos,continuamos mais tarde.
   Seguiremos vendo os pontos que faltam 6.
   Espero que tenham um bom fim de semana,cumprimentos.



                                   MÁRIO SILVA









































2 comentários:

  1. Preciso de um. variador de velocidade para um antigo torno de madeira, marca Walker-Turner, americano. No mercado não existe mais, seria possível montar com componentes modernos?
    Farias.

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