quinta-feira, 3 de abril de 2014

Práticas a ter em conta Montagens

   Seguimos com as práticas em montagens.
   Atrás vimos exemplos de chumbadores ou chumbadouros  e vamos seguir com mais porque existem mais tios de chumbadores para grandes maquinas.
   O processo é diferente quando se trata de montagem de maquinas grandes,por exemplo maquinas na ordem das 20,40,80 toneladas e até muito maiores.
   Falamos de redutores de velocidade ,motores,filtros,condensadores,britadores,moinhos de martelos etc,etc,.
   Uma das diferenças são as fundações em concreto armado que geralmente são bem grandes e com a particularidade de que os furos ou buracos para alojamento dos chumbadores já vêm prontos.
Quando a empresa de construção civil constrói as fundações o desenho já inclui os furos com as respectivas distâncias e diâmetros para os chumbadore só à que verificar-los.
   A verdade se diga e não é por ser o meu país, não me lembro de encontrar fundações fora de medida ,e mal feitas, pelo contrário os pedreiros Portugueses são bons profissionais.
   Já me esquecia estou a falar nos anos 60 até 1989 ano em que emigrei para Venezuela,não sei se a qualidade a que me referi anteriormente ainda se mantém.
   Mas na realidade essas fundações tinham que ser mesmo de boa construção,pois se assim não fosse essas
maquinas estariam no chão.
   Algumas maquinas de grande porte produzem muitas vibrações e quando assim é têm que fazer fundações antivibratórias que têm que cumprir com certas normas.
   Junto fotos de modelos de chumbadores para grandes  maquinas.
   

  







 Nesta tabela mostra-se alguns modelos de chumbadore,e também comprimentos e espessuras dos chumbadores conforme as construções.
   Vejam que estes chumbadores são inteiros a diferença está na maneira do dobrado da ponta não roscada.
   Na figura seguinte vão ver outro tipo de chumbador.

   

   









   Segue duas maneiras de nivelar uma maquina, a da esquerda o chumbador tem uma placa em vez de unha aberta ou ponta dobrada.
   A imagem que se segue a de cima mostra de uma maneira simplificada os chumbadores no concreto,que antes lhe davam o nome de betão,e creio que ainda o chamam assim. .

     

    Na figura em baixo está representado dois tipos de nivelamento de maquinas.
      O do lado esquerdo é o método por cunhas como podem observar por cunhas.
   O do lado direito por parafuso,chamam-lhe de parafuso macaco por exercer a função de elevar ou baixar a maquina.
   Tanto um como o outro têm 4 parafusos ou jogo de cunhas por cada maquina,actualmente o sistema das cunha já não é muito usado.
   Note-se que os parafusos são sem cabeça,.são parafusos com sextavado interior como o que está na imagem em baixo.

















   O do parafuso é um sistema muito mais prático,o outro tem que se usar uma alavanca para levantar a maquina e ir metendo as cunhas até nivelar.
   Dependendo do que o construtor da maquina peça.pode ser um dos dois métodos ou simplesmente ir colocando calços.
   Quando é utilizado o método de calços,entre o concreto e a maquina têm de ser colocados uns  bocados de varão quadrado para servir de apoio aos calços,ou seja para garantir um bom reforço,depois vai-se colocando calços mais finos até estar nivelado.
   Neste nivelamento é usado um nível de precisão.
   Quando as maquinas que vão ser montadas,normalmente são maquinas que produzem vibrações, estas terão de ser providas de um sistema antivibratório ou isolamentos antivibráticos.
   Seguem exemplos.

        Sistema antivibratorio em borracha.                                           Antivibratorio montado.











     Pé de maquina antivibração                                                             Outro tipo de sistema antivibração.













        Sistema antivibração por câmara de ar.                   Sistema antivibração por mola  helicoidal de aço


















         Sistema antivibração por molas de aço                                         Placas de borracha antivibratorias













   Estas placas de borracha AVPsão fabricadas com um composto que faz com durem 3 vezes mais que a cortiça e são resistentes ao óleo,aos produtos químicos e à humidade.
   AVP é uma especificação que o fabricante dá à composição da borracha.
   São usadas nas maquinas que trabalham directamente ao piso,por exemplo um martelo pilão,esta maquina é a que faz martelos e outras ferramentas por pancada,o que produz bastantes vibrações e ruído.
   Para os isolamentos antivibráticos são usados os seguintes materiais:
  AGLOMERADO NEGRO DE CORTIÇA  conserva por bastante tempo a elasticidade,é resistente aos óleos e à agua sendo muito usada em maquinas de porte razoável,alem de ser um produto Português.
   BORRACHA,dado à sua elasticidade poderia ser um bom isolante,mas sob a acção da carga perde a elasticidade tornando-se rígida,também sob a influência dos óleos e humidade desagrega-se,ou seja desfaz-se.
   FELTRO o original que é composto de fibras animais quando comprimido perde elasticidade e porosidade podendo ficar reduzido a pó, absorve bem a agua portanto mau isolante, sob acção de óleos deteriora-se e perde as suas caracteristicas.
   AREIA submetida a cargas e com a humidade perde a característica de amortecedor de vibrações.
   MOLAS DE AÇO helicoidais ou não, são usadas para amortizar vibrações em maquinas com frequência própria abaixo de 400 rotações por minuto.
   Segue construção de isolamento por aglomerado negro de cortiça.
   Primeiro procede-se à impermeabilização ,depois à colagem do aglomerado negro de cortiça.
   A espessura do aglomerado negro de cortiça é indicada pelo fabricante,segue foto elucidativa.          

































   Tudo isto para serem  colocadas qualquer destes tipos de isolante antivibráticos ou antivibratorios à que ter em consideração certos elementos como,sitio onde vai ser montada a maquina,num piso de um edifício ou num terreno, espaço para realizar trabalhos,condições do piso,acesso para maquinas,peso e rotações da maquina e qual o método a utilizar mais conveniente.
   Terminado estes preparativos vem a montagem de elementos pode-se chamar de auxiliares, e outros que fazem mesmo parte do equipamento, serão bombas,motores,redutores,filtros, válvulas e depósitos, entre outros,dependendo da função ou produção da fábrica a ser montada.
 
  

 Depósitos em inoxidável
montados sobre estrutura de tubo inox.
e esta apoiada em quatro pontos ao piso.
   Neste caso não necessitam de sistema antivibratorio por não ter incluído no sistema nenhum equipo que produza vibrações.






 Depósitos em inoxidável apoiados em blocos de cimento armado e com sapatas de nivelamento tipo rosca par facilitar o nivelamento.
   O nivelamento aqui é feito nas paredes do próprio depósito com um nível de bolha,um de frente e o outro a 45 graus para a direita ou para a esquerda.
   Este tipo de depósitos não leva fixação ao piso,porque a própria estrutura como está fabricado é suficiente para o manter equilibrado e nem tem motorização para provocar vibrações.
   É o exemplo de como se fazem as fundações de concreto mal feitas.
   Como podem verificar as sapatas niveladoras não estão centradas com as fundações de concreto, portanto ou as fundações,ou blocos de cimento armado estão mal feitas em relação as linhas de centro,ou quando fizeram a montagem não tomaram em conta centrar bem o equipamento.
   Isto não se admite, eu reprovaria este trabalho nem sei como é possível alguém admitir isto.






Depósitos em inoxidável de fundo cónico apoiados em sapatas niveladoras directo ao piso,com válvulas de duas saídas.
   A conicidade nos fundos dos depósitos tem o objectivo de afunilar o produto que estiver dentro para incrementar a pressão por gravidade, e facilitar a acumulação de resíduos para quando estes estiverem que ser retirados se for o caso.



   Tipo de deposito com entrada homem,que serve para limpeza ou adicionar produtos.
   Os tubos que vêm de cima podem ter a função de incrementar a pressão dentro do deposito,pelo tipo de conexão que tem no final do tubo,e também de respirador para quando sete esteja a ser cheio.
  Tem também conexões para mangueira de borracha como se pode ver na imagem.
   O que significa que se introduz agua no deposito.





 Nesta imagem temos dois tipos de depósitos agitadores,muito usados em empresas químicas e de alimentos ou outras.
   Têm particularidade de terem incorporados, a do lado esquerdo um motorredutor de velocidade horizontal e a do lado direito motorredutor vertical os quais vão dar movimento a uma hélice que vai misturar os produtos.
   Como os motores são de baixa potência e poucas rotações não necessitam de sistema antivibração.
   Esta opção vertical ou horizontal não diferem uma da outra,a não ser a posição a que está montado.
    O motorredutor pode ser uma opção do construtor, ser montado ao centro ou de lado,mas na generalidade o vertical é sempre montado ao centro do deposito e o horizontal a um lado.
   A única diferença  é que o  motorredutor vertical a transmissão é directa ao veio,a horizontal  tem que ter uma transmissão por pinhão corrente.





  Depósitos de armazenamento de petróleo.
   O petróleo é enviado por sistema de bombas por tubos, geralmente a distância razoável das refinarias.
   Medida para proteger o local em caso de incêndio ou outros .






  Outro tipo de depósitos que são chamados de arco,são muito comuns em plantas de tratamentos residuais.
   Como exemplo numa zona onde exista muitas pocilgas estes depósitos são usados par armazenar tudo o que não presta.
   Estou a falar em zonas de pocilgas com 30.000 porcos a cagar a mijar mais as sobras das comidas.
   Agora multiplique isso por 3 e deve calcular a quantidade de porcaria que sai dai por dia.
   Para combater esse problema foram inventadas plantas de tratamento que por meio de evaporação eliminam esses resíduos transformando-os em fibras a usar na agricultura como fertilizantes.



 
Tanques biodegestores para tratamento de aguas.
   Este tipo de tratamento purifica a agua que pode ser utilizada na agricultura,na higiene pessoal e uma boa parte vai directamente para o rio.
   Este processo não elimina os nutrientes das aguas residuais,mas elimina os contaminantes.









 Outro tipo de depósitos muito usado em refinarias,são os esféricos.
   O fumo que se vê ao fundo na foto é o chamado cachimbo e que é sempre permanente.








   Deposito com sistema de aquecimento.
   Certos produtos têm que se manter o mais liquido possível para isso usam o aquecimento.
   Em sítios onde cai neve ou faz muito frio usa-se um sistema de aquecimento com protecção de fibra de vidro ou lã de rocha.
   O isolamento térmico é envolvido por uma chapa de alumínio,quer nos tubos quer nos depósitos.









 Isolamento térmico em refinaria com a respectiva cobertura em alumínio de protecção.












 Isolamento térmico em deposito.








                                       Isolamento térmico para tubos de cobre.



   Isolamento térmico manta de lã de rocha.










   Isolamento térmico em tubo de polipropileno.






   Por hoje não me vou alongar mais despeço-me até à próxima.



                                                               MÁRIO SILVA






















































































   
   

Sem comentários:

Enviar um comentário