quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Soldar pata partida numa bomba,motor,compressor ou outro equipamento.

Neste tipo de equipamentos é muito importante o assentamento e a fixação,portanto a superfície onde vai ser montado o equipamento deve ser o mais plano possível sem moças nem sujidade,seja uma bancada uma cadeira ou umas vigas.
    Quando se parte uma pata ou outro elemento numa máquina,se não houver outra para se substituir, há que reparar de imediato,e para o fazer há que ter em conta uns quantos factores.
    Se não tem outro elemento ou máquina para substituir tenha presente que máquina parada é sinonimo de produção parada, numa fabrica bem organizada existem elementos em stand by ou seja outro elemento pronto a ser substituído,se não tem, deve minimizar o tempo de reparação mas tendo em conta que fique bem reparado.
Por exemplo uma pata partida numa bomba tem de se saber qual o material de que é construída e conseguir eléctrodos com as mesmas características desse material, ou então uns equivalentes.
    Ao desmontar a bomba verifique se existem calços de nivelamento por baixo das patas, de preferência mantenha os calços  no mesmo sitio, não troque os mesmos.
   Desmontar a bomba e levar para oficina a fim de ser soldada,se para diminuir o tempo de reparação não se desarmou a bomba tenha em conta quando for soldar não ponha o contacto da máquina de soldar maneira que possa passar por rolamentos ou outros elementos que se possam danificar.
    O contacto eléctrico através dos rolamentos vão fazer com que as esferas fiquem picadas e com o tempo de trabalho,que não será muito longo,vai danificar os rolamentos.
    Portanto ponha a pinça da maquina  de soldar a fazer contacto o mais ao pé possível do sitio onde vai soldar.
    A pessoa que for soldar tem de ser um bom profissional de preferência um soldador qualificado.
    Antes de soldar a peça esta deve ser limpa de qualquer sujidade e chanfrada ao redor da racha a soldar,
deve-se limpar a pintura de maneira a que não vá interferir na soldadura .
    Seguidamente vai-se proceder à fixação da peça a soldar.
    Com uma barra ou um bocado de lamina grossa mais de 10 mm de espessura  e com largura suficiente para apoiar as duas patas,a pata a ser soldada e a do lado contrário vai-se fazer uma furação com a mesma distancia entre furos igual à existente nos furos roscados onde vão ser colocados os parafusos, colocam-se os parafusos apertando bem.
Ter bem presente que a racha a ser soldada deve ficar correctamente posicionada e bem a condizer.
    A parte da pata onde a cabeça do parafuso vai assentar é maquinada ,quando começar a soldar deve começar pelos lados laterais da pata e em algum espaço que fique na parte superior, sem soldar a anilha ou a cabeça do parafuso,seguidamente vai retirar o parafuso e soldar a parte inferior,logo a seguir soldar o que falta na parte superior.
 Chanfrar no interior do furo soldando em seguida.
    Depois de devidamente arrefecido sem ser forçado,vai-se esmerilar ou rectificar com uma esmeriladora recta a parte interior do furo e a parte inferior da pata com uma rectificadora angular,tendo esta que ficar sem covas nem saliências a fim de quando se vá apertar os parafusos estes fiquem bem apertados.
    Se ficarem saliências da soldadura na parte debaixo da pata ,ao apertar os parafusos a pata vai-se partir seguramente.
   Ao montar de novo a bomba não esquecer de colocar os calços de nivelamento nos devidos lugares.
    Até à  próxima,saudações cordiais.   MÁRIO SILVA


    




   
     
    
    

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