terça-feira, 27 de maio de 2014

Acoplamentos e embreagens

   Aliados ás transmissões e aos variadores de velocidade existem uns elementos que são de suma importância, são os acoplamentos.
   Os acoplamentos são um conjunto de elementos mecânicos empregues na transmissão de movimentos de rotação entre duas maquinas.
   Há uma grande variedade de acoplamentos e quanto à sua função eles dividem-se em:
   Rígidos
   Flexíveis
   Mecânicos
   Embreagem
   A seguir exemplos dos vários acoplamentos.





   Tipo de acoplamento rígido,onde o torque para o arranque sofre muito pouca amortização.









   Acoplamento rígido directo onde o torque a aplicar não deve ser muito forte, não tem amortização.








   Acoplamentos flexíveis seguem fotos.




   Este tipo de acoplamento flexível é talvez o mais usado devido à sua simplicidade.
   Aqui a amortização é recebida pela aranha fabricada em elastômeros uma subtância que é muito resistente ao choque.






 

 Acoplamento flexível de corrente, com tampa.








   Outro tipo de acoplamento flexível de pinos ou pernos.
   Tem a particularidade de que entre os furos e os pernos leva umas buchas  em borracha para amortizar o torque de arranque do motor.
   Práticamente não necessitam manutenção. 










Acoplamento tipo elástico,neste tipo de acoplamento são as molas que aguentam o esforço e a amortização do torque.




   Acoplamento elástico de laminas,todos os acoplamentos t~em a mesma finalidade, o que os diferencia são os elementos para amortizar o torque, neste caso são as laminas que estão entre as polias.








   Acoplamento elástico de lonas ,este tipo evita muito o impacto do torque mas é recomendado para pequenos esforços.





   outro tipo de acoplamento elástico de borracha,tem a mesma finalidade do anterior.









   Este tipo de acoplamento é recomendado para maquinas onde o torque é muito elevado.
   Também suporta desalinhamentos e vibrações, esta acoplamento é também chamado de acoplamento tipo PNEU.





   Acoplamento hidráulico, ou hidrodinâmico
   O principio deste acoplamento é o seguinte o motor empurra o fluído contra a turbina fazendo esta girar no mesmo sentido.
   É como se tivesse- mos dois ventiladores um em frente do outro, e ligasse-mos um,o que iria acontecer.
   O ventilador que não está ligado começava a movimentar-se no mesmo sentido que o outro, ao principio com pouca velocidade mas depois vai chegar quase à mesma velocidade do outro.
Este é mais ou menos como funciona o acoplamento hidrodinâmico só que em vez de ser o ar o fluído que vai fazer mover a turbina ,é o óleo.
   Estes acoplamentos são usados em maquinas onde o torque deve ser amortizado, e que a velocidade vai aumentando até atingir o máximo.
   Por exemplo um revolvedor de massas para bolachas, ele necessita arrancar lentamente e depois atingir o máximo de velocidade, claro que isto passa-se em fracção de segundos.
   Espero que a comparação seja bem elucidativa.





   
   Acoplamento electromagnético, actua sobre um ou mais discos de fibra como a dos travões,e recupera por acção de molas.
   A acção electromagnética faz actuar o disco de fibra puxando-o até este fazer contacto com o disco de metal, que vai fazer movimentar a maquina.
   












 

 Embreagem electromagnética funciona por médio de uma variação do campo magnético.












   Outro tipo de embreagem electromangnética, tem o mesmo principio da anterior recupera por mola.
   Pode-se ver os discos dentados de fibra, que é a parte cinzenta da figura.










   Existem outros tios de embreagem electromagnética que o principio delas é o de ionização.
   Dentro da carcaça há um elemento ( pó) que por acção do electromagnetismo ioniza-se e a partir  de certo momento torna-se rígido e funciona como aço, fazendo movimentar a parte mandada da embreagem.
   Também é usado em maquinas que requerem um arranque suave.
   Infelizmente não consegui uma foto,ou em pormenor dessa embreagem electromagnética.


   Com o avanço da tecnologia vão aparecendo novas formas de variadores de velocidade,que são muito mais práticos mais económicos e quase não necessitam manutenção.
   Vou dar como exemplos os variadores de frequência.
   Com este equipamento pode-se variar a velocidade de um motor e portanto mudar a velocidade de uma maquina.
   Segue exemplo.
   



 


 Vejam o tamanho deste variador de frequência digital,ele tem potência para 0,73 a 2,2 Kw, não sei o preço mas não é nada caro.
   Existem variadores de frequência de 0,25 KW a
5 MW ( Mega  Vátios ).






   Outro variador de frequência com mais potencia.




   
   O variador POWERFLEX 400 digital dá para um motor de 50 HP =
( 37 KW ) e não é nada grande, não tenho as medidas.












 

 Pela foto se pode verificar mais ou menos os tamanhos dos variadores que não fazem muita diferença de uns para outros.





    Vou terminar esperando mais uma vez ser útil.
    Continuação de uma boa semana,cumprimentos.

                                   MÁRIO SILVA



















































  
   

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