sexta-feira, 23 de maio de 2014

Transmissões

   Desde que o homem inventou a roda, tentou encontrar novas formas de movimentação,daí uma das primeiras experiências que o homem conseguiu foi a carroça puxada por animais.
   Depois a seguir conseguir maneiras de movimentação e logo maneiras de superar as velocidades por meios de sua criação.
   Isto é apenas a minha opinião,creio que uma das primeiras transmissões foi o fuso,pois este era feito de uma vara fina de madeira que servia para enrolar o linho para a fabricação do fio, que depois ia para o tear.
   Imagem do fuso e tear antigos.
   O fuso tinha a função de transmitir ao fio o movimento de rotação o qual por sua vez ia fazer com que o fio ficasse enrolado e pronto para ir para o tear.
   A parte de cima é o linho depois tem a vara com o gancho por onde passa o fio.
   A tecedeira dava o movimento ao fuso,portanto um exemplo de transmissão.



   Aqui o exemplo de transmissão pois a mulher dá o movimento à roda com o pedal,o qual vai movimentar o carrete onde vai enrolar o fio já terminado.
   Em seguida é mandado o fio para o tear.






   Segue exemplo do tear.
                        

  Tear já fabricando ou vestuário ou lençóis de linho.







  
 
 Todos estes exemplos tiveram a finalidade de demonstrar algum tipo de transmissão que nestes casos foram transmissões manuais,mais tarde vamos entrar no que serão transmissões industriais, que também tem pano para mangas.
   Das primeiras transmissões industriais talvez tenha sido a por correias,que consistia em um eixo com várias rodas que iam transmitir o movimento ás maquinas, tais como tornos,fresadoras,limadores,compressores etc,,etc,.


´  Aqui está representado a transmissão por correia plana sem fim directamente a um torno mas em realidade esse veio de transmissão fazia mover uma serie de maquinas ferramentas.
   Também podia transmitir movimento a outros veios mais que por sua vez faziam funcionar uma outra quantidade de maquinas,
   Claro com a evolução da industria o homem foi aperfeiçoando outros métodos de transmissão.





Veremos a seguir alguns dos métodos mais usuais nas industrias, mas esses métodos também evoluíram bastante, mas vamos fazer referência ás transmissões industriais.
   Começando a referir os tipos de transmissões mais usuais, que são as transmissões por correias, por correntes e por engrenagens que são as que mais se usam.
   Alguns exemplos;
 




 Aqui uma transmissão por corrente com um sistema esticador tradicional.





 
Em seguida alguns tipos de transmissão, que para as quais foi necessário inventar um meio de evitar que o par dos motores eléctricos fosse danificar as maquinas.
   O par dos motores eléctricos é a força que o motor produz quando arranca, ou seja quando o motor arranca, ele atinge uma velocidade muito maior que aquela que depois mantém quando entra na velocidade normal, uma explicação um pouco simplificada demais, mas espero que tenham entendido.
   E então foram inventadas os embragues segue exemplos vários.






      Aplicações várias de embragues.











   Aliado ás embreagens vieram os variadores de velocidade.
   Tanto as embreagens  os variadores, e as engrenagens ou transmissões, existem uma enorme variedade de modelos,vou exemplificar alguns deles.




  Redutor de velocidade com engrenagens do tipo espinha de peixe, é também chamadas de caixa de redução.






 


   Engrenagem com roda de coroa em bronze.












 Redutor  de velocidade com engrenagens em sequência, para dar mais velocidade ou dar mais potência.













   Exemplo de redução de velocidade por engrenagens cilíndricas.












 
 
Transmissão por engrenagens cónicas helicóidales.














   Engrenagem cónica por dentes rectos.














   Vários tipos de engrenagens de transmissão angular.












   Exemplo de transmissão chamada de planetária, de três engrenagens, quando se quer um aumento de força, por exemplo uma aparafusadora manual.











   Redutor de engrenagens internas outro exemplo.


   
   










   Redutor de engrenagens internas outro tipo este de cinco engrenagens.










 Transmissão pro engrenagens hipoidales.
   Este tipo de engrenagens é muito usado nas transmissões de camiões.
   Também é usada na industria quando se requer uma força bastante forte e um movimento silencioso, nos camiões passa o mesmo e é principalmente para evitar o ruído.







   Passamos aos variadores de velocidade, que também existe uma variedade muito grande de modelos.
   Não nos vamos alargar muito porque só destes elementos que falamos até aqui se fossemos aprofundar nunca mais terminava a mensagem.
   Seguem mais exmplos.





   Este tipo de variador é do tipo de pistas internas cónicas, e varia de velocidade conforme se deslocam uns discos dentro dessas pistas.
   São muito eficientes,mas tem que se ter muito cuidado com a falta de óleo no cárter.
   Se não tiver óleo no cárter ou o nível estiver baixo gripa os discos e danifica o variador.







   Redutor de velocidade por sem fim e roda de coroa, note-se a roda de coroa e feita de bronze.
   A razão é a seguinte se fossem ambos peças fabricadas em aço, a possibilidade de gripar seria muito maior, jogo o bronze em contacto com o aço temperado conjuntamente com o óleo evita o gripar das de ambas peças, claro que se terá de tre o mesmo cuidado com o nível do óleo.
 




   Este é o variador chamado de zero-max.
   Pois varia a velocidade de zero ao máximo que ele permite com tão simplesmente mover a alavanca encarnada.
   É muito usado em transportadores de cinta, que não sejam muito compridos.
   Existem vários modelos conforme as necessidades .   São muito delicados quanto ao manejo mas muito eficientes.





    Este é o variador de velocidade chamado de PIV.
   Ele é chamado assim porque o que o faz mover é a corrente PIV,que creio ser de fabricação Francesa.
   São utilizados em transportadores muito compridos e onde se necessita um grande esforço, por exemplo num transportador com cinta de malha de aço, que são usados nos fornos de cozer bolachas, que são largos e pesados.







   Vista interna do variador de velocidade PIV, onde se vêm todos os elementos de que é composto












   Estas são vários modelos de corrente PIV.
   Estão vendo a diferença que existe em comparação com as outras correntes.
  A particularidade desta corrente é a que os elos são fabricados por várias laminas todas juntas.
 





  Vou mostrar mas em detalhe a corrente PIV.
   Se olharem bem para as quatro partes de baixo da corrente verificam as pontas das laminas de que são construídas.
Estas são fabricadas em aço macio para não gastar os pratos cónicos internos, de é composto o sistema.

   Na figura em azul do variador PIV se olharem com atenção vão ver os pratos cónicos variadores ao fundo que são dois.
   Como todos os variadores de discos ou correntes internos,tem que se ter muita atenção com o nível do óleo,pois deste depende a duração do equipamento.
   A variação de velocidade também pode ser mais simples e menos custosa, mas nem sempre é possível adaptar um desses sistemas mais simples pela característica que possa ter esse equipamento.
   Seguem alguns exemplos de variadores simples, como as polias por exemplo.
                                                                                                                                                                 

 Polia variável por molas em aspiral ,com deslocamento dos pretos para ambos lados.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

   Nestas polias são usadas correias dentadas próprias para estas polias.
   O sistema funciona desta maneira, segue foto.                                                                          

                                                                                                                       

                                                                                                                                                                    A ai está o exemplo de variação com movimento de animação.
   Vejam bem a mudança da correia em relação com as polias, onde se pode ver a diferença da polia motriz para apolia conduzida                                                      







   Foto de correia para polias variadoras.






   Como podem ver é uma correia bem forte,pois só assim ela pode exercer a força suficiente para abrir a polia.





   Outro tipo de polia,desta vez com acção por mola de lamina.
   A abertura neste sistema de polia abre de igual para ambos os lados, a diferença da outra polia de mola em aspiral é que esta ocupa menos espaço mas a função é a mesma.





  Polia variadora com abertura para um lado só, com a particularidade de que usa correia trapezoidal
   É usada em sistemas onde não necessita tanto esforço.
 

   Exemplo de variador de velocidade por cones,claro
que este sistema já não se usa.
   Coloquei aqui só como exemplo.







   Bem caros amigos por hoje termino enviando um desejo de bom fim de semana.




                                                                       MÁRIO SILVA



















                             
 
 












2 comentários:

  1. Tenho uma corrente P.V.I.-BADHOMBURG que partiu o elo de ligação.
    Será que tem, ou possa informar-me como adquirir.
    Agradeço obrigado

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